Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 9 de maio de 2010

Frank Tashlin: um comediógrafo de gênio

A comédia americana já teve seu apogeu com diretores como Frank Tashlin, Billy Wilder, Jerry Lewis, Preston Sturges, Howard Hawks, entre tantos outros. Os grandes comediógrafos morreram ou se aposentaram. Praticamente não resta mais nada, salvo algumas exceções que sempre fogem à regra. Frank Tashlin é um nome a considerar e, mais que isso, a se reverenciar. Deu as ferramentas para Jerry Lewis se tornar um gênio nos filmes que dirigiu. Veja abaixo o vídeo de O terror das mulheres (The ladie's man, 1961). Neste que apresento, Sabes o que quero (The girl can't help it, 1956), Tashlin brinca com a metalinguagem avant la lettre. Tashlin é Tashlin. A configuração do vídeo está deformada e não apresenta a lateral direita de quem vê.


Um comentário:

Jonga Olivieri disse...

Brilhante exemplo vivo da concorr~encia e receios da indústria do cinema ao comparar os recursos cinematográficos sobre o que consideravam um concorrente...
A apresentação do CinemaScope com um simples empurrãozinho de dedos mostra bem isto. E quando a imagem se transpõe para a telinha fica evidente a grandioidade do cinema.
Muito bom!

Quem sou eu